Projeto Conjunto “Internacionalização das PME” desenvolvido pela AEPF

O Projeto Conjunto “Internacionalização das PME” desenvolvido pela AEPF tem como objetivo principal a capacitação empresarial das PME da região do Vale do Sousa para a Internacionalização. O projeto contempla ações de prospeção de mercado, promoção e marketing internacionais que contribuem para o aumento do reconhecimento internacional das marcas das empresas participantes, assim como da marca “Capital do Móvel” que representa toda uma região, fortemente dependente da indústria e comércio de mobiliário. Podemos agrupar as ações previstas essencialmente em dois grupos:

  1. Missões Empresariais (nos mercados e Inversas)
  2. Promoção da “Capital do Móvel” em Espanha (nas regiões da Galiza, Astúrias e Castela-Leão).

Contactos

Rua da Associação Empresarial, nº 167 4590-872 Carvalhosa – Paços de Ferreira

Paços de Ferreira | +351 255 862 114/6

Missões Empresariais Inversas

  • Alemanha
  • Reino Unido

As Missões Empresariais Inversas consistem no convite a uma comitiva internacional constituída por 6 importadores, pré-selecionados por uma entidade consultora especializada no mercado em questão e posteriormente aprovados pelos participantes pré-inscritos. Os participantes nesta Missão Empresarial terão a oportunidade de realizar reuniões B2B, assim como apresentar as suas instalações à comitiva internacional. Esta comitiva será selecionada em função dos objetivos estabelecidos pelos participantes e o tipo de contactos que pretendem angariar. É desejável que esta comitiva seja heterogénea, providenciando contactos para diversos segmentos. Este tipo de ação, historicamente, tem proporcionado o estabelecimento de relações comerciais duradouras entre os participantes.

Adicionalmente a AEPF fornece a informação sobre o mercado e boas práticas de atuação nesse mercado.

Deste modo, a empresa pretende apoiar a deslocação e estadia (3 dias para importadores europeus) com o objetivo das empresas nacionais divulgarem as suas novas coleções de produtos, bem como as instalações e o processo produtivo.

Os importadores ficarão hospedados num hotel próximo, e durante a sua estadia, cumprir-se-á um programa, que envolve a apresentação dos produtos expostos, uma reunião comercial no sentido de recolher informação sobre o cliente e suas necessidades e uma visita às instalações das empresas.

Algumas das empresas por vezes enfrentam restrições orçamentais quanto às verbas disponíveis para as deslocações ao exterior, enquanto outras, pela sua reduzida dimensão, não possuem uma estrutura de recursos (essencialmente humanos e financeiros) adequada para a deslocação ao exterior, esta solução apresenta-se como economicamente vantajosa e com fortes potencialidades, ideal para novos exportadores. Para além disso, as próprias especificidades dos bens produzidos (mobiliário) justificam, por si só, a presença dos importadores na região para que possam verificar in loco os produtos e ficar a conhecer as instalações fabris, exposições e showrooms das empresas.

Tratando-se de mercados maduros e exigentes, Alemanha e Reino Unido, a escolha da missão inversa como abordagem ao mercado repousa na intensão de criar uma ligação mais sólida com os importadores. Espera-se desta tipologia de missões que a visita aos locais de produção permita uma melhor avaliação dos produtos e serviços promovidos e um acréscimo do grau de confiança por parte do importador.

 

Segmentos de Importadores a convidar para a missão:

-Compradores contract de mobiliário para o setor privado e público incluindo setor hoteleiro, restauração e catering;

-Retalhistas múltiplos;

-Independentes;

-Designers de interiores;

-Compradores de mobiliário p/ interiores;

-Arquitetos e Promotores Imobiliários;

-Autoridades Locais.

 

 

 

Missões Empresariais aos Mercados

  • Marrocos

As Missões Empresariais no Mercado consistem em ações de prospeção que visam aprofundar o conhecimento sobre as características da procura, identificação dos preços praticados, os canais de distribuição e as formas de promoção nos mercados alvo. Agendamento de encontros B2B e com entidades institucionais nos mercados externos.

Tratando-se de um mercado emergente, Marrocos, a realização de uma missão de grupo ao mercado promove-se como uma abordagem mais segura, visto permitir obter uma melhor analise das suas necessidades e riscos comerciais.

Nesse sentido a AEPF pretende abrir as portas deste mercado aos empresários portugueses, em particular da fileira casa. Previamente organiza uma reunião com um especialista no mercado, permitindo a discussão e esclarecimento de dúvidas. Por fim, esta preparação irá culminar nas Missões Empresarias, estimulando o follow-up com importadores e o estreitamento de relações institucionais.

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