Projeto Conjunto Internacionalização das PME

Internacionalização da “Capital do Móvel” 2019-2021

A AEPF é uma associação de referência no setor do mobiliário reconhecida pela marca “Capital do Móvel”. Do conjunto alargado das suas competências importa destacar o contributo para o processo de internacionalização das empresas da região, em particular as dedicadas ao Comércio e Indústria de mobiliário.

Há mais de 30 anos que a AEPF promove o mobiliário português em mercados internacionais diversificados sob a marca “Capital do Móvel” contribuindo para a construção de uma imagem credível associada à qualidade, funcionalidade e design.

O Projeto Conjunto “Internacionalização das PME” desenvolvido pela AEPF tem como objetivo principal a capacitação empresarial das PME da região do Vale do Sousa para a Internacionalização.

No leque de iniciativas as ações pioneiras foram a organização de certames internacionais no mercado espanhol cujos produtos expostos eram exclusivamente Portugueses. Posteriormente, e até aos dias de hoje, tem sido promovido participações coletivas em certames internacionais multissectoriais ou orientados para a fileira casa.

Espanha e França são mercados estratégicos na medida em que o mobiliário Português detém uma grande aceitação. O mercado francês é o principal destino das exportações do setor do mobiliário, seguido pela Espanha. Estes mercados são particularmente importantes para as empresas de mobiliário que encontraram nos mercados de proximidade uma alternativa para o seu negócio.

Paralelamente, para apoiar a indústria do mobiliário, a AEPF promove regularmente Missões Empresariais, aos Mercados e Inversas, colocando os empresários em contacto com importadores e entidades institucionais cruciais na difusão de boas práticas e informação sobre os mercados.

Num quadro geral, podemos agrupar as ações previstas no presente projeto essencial-mente em dois grupos:

  1.  Missões Empresariais (aos mercados e inversas)
  2. Promoção da “Capital do Móvel” em Espanha (na região da Galiza) e França.

Com as missões empresariais e participações coletivas em certames, estamos a direcionar as empresas para mercados onde reconhecemos boas perspetivas de sucesso para exportação do mobiliário “Made in Portugal” através da conquista de quotas de mercado (mercados de proximidade tradicionalmente importadores de mobiliário, França e Espanha) e penetração em mercados emergentes com enormes potencialidades (novos mercados externos).

As ações elencadas supra procuram dar resposta às necessidades dos dois tipos de empresas identificadas, ou seja, empresas numa fase mais avançada do seu processo que pretendem diversificar os seus mercados e empresas numa fase inicial do seu processo de internacionalização (novos exportadores).

O projeto contempla ações de prospeção de mercado, promoção e marketing interna-cionais que contribuem para o aumento do reconhecimento internacional das marcas das empresas participantes, assim como da marca “Capital do Móvel” que representa toda uma região, fortemente dependente da indústria e comércio de mobiliário.

A principal missão é a procura de resposta às necessidades do tecido empresarial, consubstanciando um contributo real à capacitação das PME para a internacionaliza-ção, permitindo o aumento da sua capacidade exportadora e o reconhecimento inter-nacional do setor de mobiliário nacional.

 O presente projeto enquadra-se na missão da AEPF dado que:

  • Contribui para o desenvolvimento empresarial do setor alvo no sentido melhorar posicionamentos internacionais para aumentar a competitividade da oferta;
  • Potencia a capacitação do tecido empresarial para a inovação do marketing, pela melhoria da imagem e divulgação internacional, e marketing digital pela implementação da plataforma web.
piopme_02